Pular para o conteúdo
Início » ROE: Entenda O que é e Como Funciona

ROE: Entenda O que é e Como Funciona

ROEAqui no Invista Dividendos, já discutimos anteriormente métricas fundamentais como P/VP e Dividend Yield, que auxiliam os investidores a avaliar a eficácia e os resultados das empresas. Agora, é hora de explorarmos outra métrica fundamental, o ROE. 

O ROE (Return on Equity), ou Retorno sobre o Patrimônio, é um importante indicador financeiro utilizado por investidores e analistas para avaliar a eficiência e rentabilidade de uma empresa. Neste artigo, vamos explorar o conceito de ROE, explicando o que é e como funciona.

O Que é ROE ? 

O ROE (Return on Equity), ou Retorno sobre o Patrimônio, é uma métrica bastante importante no mercado de ações para investidores e analistas avaliarem a eficiência e rentabilidade de uma empresa ou ação.

O Retorno sobre o Patrimônio basicamente vai trazer em forma de porcentagem a eficiência da capacidade da empresa de gerar lucro.

Muitos confundem, o ROE com ROIC e o ROA, mas apenas pelo significado já dá para saber o que se trata cada um.

ROE – Retorno sobre o Patrimônio

ROIC – Retorno sobre o Capital 

ROA – Retorno sobre os Ativos 

Como Calcular o ROE? 

O ROE é calculado dividindo-se o lucro líquido pelo patrimônio líquido da empresa. Essa fórmula simples mostra a capacidade da empresa de utilizar seus recursos internos para gerar lucros. 

Um ROE alto revela que a empresa está maximizando o retorno sobre o capital investido pelos acionistas. O Retorno sobre o Patrimônio vai calcular os últimos 12 meses de lucro dividido pelo Patrimônio líquido médio do mesmo período.

Então você vai conseguir ter a noção de quanto a empresa foi capaz com determinado patrimônio de gerar lucro.O correto de você comparar o ROE de uma empresa com outra, é que ambas sejam do mesmo setor em curto, médio e longo período. 

Como saber se o ROE está bom ou ruim?

Como mencionado anteriormente, um ROE consistentemente alto pode indicar que a empresa possui uma vantagem competitiva sustentável ou uma gestão eficiente dos recursos.

Por outro lado, um ROE baixo pode levantar preocupações sobre a eficiência da empresa ou sua capacidade de gerar lucros consistentes, tendo provavelmente mais dívidas do que os próprios lucros.

Exemplos

Lembrando quando mencionamos qualquer empresa nos nossos artigos é de cunho educacional e não indicação de investimento. vamos lá.

O Banco Itaú por exemplo tem um ROE de 17,72% na data deste artigo. Na prática é um ROE bem elevado.

Já o Retorno do sobre o Patrimônio da OI por exemplo, está em – 96,43%, e sim o ROE pode ficar no negativo, porque a OI no exemplo está em maus bocados, então com alto endividamentos e baixas lucratividade o ROE com certeza vai ficar no vermelho.

Só enfatizando, usamos como exemplos as duas empresas, para mostrar duas realidades de um Retorno sobre o Patrimônio positivo e negativo. Não recomendamos que você analise o ROE de empresas de setores distintos, porque cada mercado tem suas diferenças. 

O ROE é o único indicador a ser analisado? 

Não, como sempre mencionamos, veja no mínimo 6 indicadores para você analisar e tirar suas próprias conclusões de investimento. Já falamos sobre Dividend Yield e P/VP, que são duas métricas importantes na hora de comprar suas ações e Fundos Imobiliários. 

Você pode verificar o Retorno sobre o Patrimônio de qualquer em empresa nos sites como, Status Invest, Investidor 10 e entre outros.

Conclusão

Em resumo, o ROE (Return on Equity) é uma métrica essencial para avaliar a eficiência e rentabilidade de uma empresa. Ele mede a capacidade da empresa de gerar lucro em relação ao patrimônio líquido. 

Um ROE alto geralmente indica uma empresa bem administrada e com vantagens competitivas, enquanto um ROE baixo pode levantar preocupações sobre a eficiência e a capacidade de gerar lucros consistentes. 

No entanto, é importante lembrar que o Retorno sobre o Patrimônio deve ser analisado juntamente com outros indicadores financeiros para obter uma visão abrangente antes de tomar decisões de investimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *