Pular para o conteúdo
Início » P/VP: Como usar essa métrica para lucrar no mercado de ações

P/VP: Como usar essa métrica para lucrar no mercado de ações

P/VP ou Preço sobre Valor Patrimonial é uma métrica muito utilizada hoje no mercado de ações e outros ativos, e provavelmente você já ouviu falar de muitos investidores.

Vamos explicar de forma fácil o que significa o Preço sobre Valor Patrimonial e como calculá-lo e usá-lo a seu favor na escolha de uma ação ou fundo.

O que é P/VP?

O P da sigla se refere ao Preço de mercado ou ao preço da ação negociada naquele momento. Já VP da sigla se refere ao Valor Patrimonial Líquido da mesma empresa.

Muitos sites já oferecem esse cálculo para você. Quem nunca viu o P/VP de uma ação estar em 1,56 ou 0,95 e assim por diante? Mas entender do que se trata esse cálculo é de suma importância, trazendo para você, investidor, mais transparência e segurança.

Para identificar se uma ação na qual você queira investir está barata ou com o preço descontado, o Preço sobre Valor Patrimonial tem que estar abaixo de 1. Se estiver em 1 ou um pouco maior, você estará pagando um valor justo pela ação.

Agora, se estiver muito acima de 1, por exemplo, 1,96 ou 2,33, você estará pagando caro pela ação.

Como calcular o P/VP?

Pode parecer muito complicado fazer o cálculo, mas não é. Vamos usar como exemplo a ação ordinária da Americanas para tornar a explicação ainda mais fácil e prática.

Para calcular o P/VP (Preço/Valor Patrimonial por Ação) de uma ação, você precisa ter o cálculo do valor do patrimônio líquido da empresa e o número de cotas ou ações em circulação, ou seja, o VPA.

No caso da Americanas (AMER3), com um patrimônio líquido de 14,7 bilhões e 621.150.312 cotas, podemos calcular o Valor Patrimonial por Cota (VPA). Em seguida, podemos usar essa informação para calcular o P/VP.

VPA = Patrimônio Líquido / Número de Cotas

VPA = 14.700.000.000 / 621.150.312

VPA = 23,65

Com o valor do VPA calculado aproximadamente como 23,65 e o preço da cota atual da AMER3 sendo de R$ 1,17, podemos calcular o Preço sobre Valor Patrimonial da seguinte forma:

P/VP = Preço por Cota / VPA

1,17 / 23,65

P/VP = 0,0495

Ou seja, a AMER3 tem um Preço sobre Valor Patrimonial aproximado de 0,04 no dia 07/07/23.

Como interpretar o P/VP?

Abaixo de 1

Usando o exemplo acima da Americanas, vimos que o P/VP está muito abaixo do valor, está quase zerado. Obviamente, em uma crise que leva quase à falência, é normal acontecer baixas expressivas no preço da ação e, consequentemente, no P/VP.

Por isso, você pode interpretar o P/VP de duas formas: a ação está com uma ótima oportunidade de investimento, visando as rentabilidades futuras, ou pode interpretar que a empresa está apresentando maus resultados e má administração, o que afeta significativamente o preço da cota. 

Fica a critério de cada um decidir se vale a pena o risco do investimento.

Igual a 1

Como mencionado anteriormente, quando o P/VP é igual ou próximo de 1, significa que você está pagando um valor justo pela ação ou outro ativo.

Maior que 1

Um P/VP muito alto indica que a ação está muito valorizada no mercado, o que faz com que você precise pensar duas vezes antes de investir. Isso ocorre porque, se houver alguma crise no mercado, o preço da sua ação ou fundo imobiliário pode despencar, levando o P/VP a diminuir também.

P/VP é o melhor indicador?

Embora o Preço sobre Valor Patrimonial seja uma métrica importante na análise de qualquer ativo para investimento, ele não é o único a ser observado. Existem muitos outros indicadores, como PL, EBITDA, ROE, Dividend Yield, entre outros.

Ao analisá-los em conjunto, você obtém informações mais detalhadas sobre a empresa de seu interesse, o que proporciona mais transparência e segurança na hora de investir seu dinheiro suado.

P/VP nos Fundos imobiliários

É possivel também ver a métrica do Preço sobre o Valor Patrimonial de um Fundo Imobiliário, assim como as ações, os FIIs tem seu P/VP.

Conclusão

O P/VP é uma métrica utilizada no mercado de ações para avaliar se uma ação está barata ou cara em relação ao seu valor patrimonial líquido. Um P/VP abaixo de 1 indica que a ação pode estar desvalorizada enquanto um P/VPA acima de 1 indica que a ação pode estar muito valorizada. No entanto, é importante considerar outros indicadores financeiros e realizar uma análise completa antes de tomar decisões de investimento.

1 comentário em “P/VP: Como usar essa métrica para lucrar no mercado de ações”

  1. Pingback: Dividend Yield: O que é e Como Funciona - Insvista Dividendos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *